Botox
A toxina botulínica, princípio ativo do Botox e diversas outras marcas comerciais, é usada para o tratamento de linhas de expressão. A toxina bloqueia a transmissão de impulsos nervosos para os músculos impedindo a contração dos mesmos. Desta forma, ela é capaz de modular a intensidade das contrações musculares, reduzindo as rugas causadas pela movimentação dos músculos responsáveis pela expressão facial. É um método eficaz, consagrado e seguro que, apesar de estar no mercado há um bom tempo, ainda é considerado padrão ouro para o tratamento de determinadas rugas e certos casos de hiperhidrose.
Indicações e Benefícios:
O Botox é indicado principalmente para as pessoas que desejam tratar as rugas da testa, entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos (os chamados pés de galinha), da boca, do pescoço e tratar hiperhidrose. E também, para quem deseja arquear as sobrancelhas, abrir os olhos e corrigir o sorriso gengival.
Como é Realizado:
Após a limpeza da região e uso de antisséptico apropriado, o especialista realiza as marcações em pontos específicos para a aplicação do Botox, que é feita com uma agulha muito fina. Para cada ponto é definido o quanto será colocado do produto para obter o resultado desejado.
Resultados Esperados:
A ação da Toxina Botulínica inicia-se após 48 horas da aplicação, atingindo o resultado máximo ao redor da terceira semana. A duração desse resultado gira em torno de 3 a 6 meses. Após 3 a 4 semanas da aplicação, é necessário retornar com a especialista que realizou o procedimento para analisar o resultado e verificar se há necessidade de alguma correção.
Cuidados Pré/Pós:
Recomenda-se evitar medicamentos que reduzam a coagulação, massagear a área tratada e atividade física nas 24 horas seguintes à aplicação.
Efeitos Colaterais:
Em geral não há, mas quando ocorre, geralmente, se limita a pequenos hematomas na região aplicada e dor de cabeça. Todavia, pode ocorrer resultado indesejado como assimetrias, sensação de peso e dificuldade ou impossibilidade de abrir os olhos. Esses efeitos são transitórios e minimizados por tratamentos complementares indicados pelo profissional.
Contraindicações:
O tratamento é contraindicado para gestantes, nutrizes, portadores de doenças neuromusculares e em pacientes com hipersensibilidade a algum componente da toxina.
Mitos e verdades:
As aplicações de Botox deixam o rosto sem expressão e com aspecto artificial.
As aplicações devem ser feitas por um médico treinado a fim de trazer resultados naturais, atenuando o que incomoda e realçando o que convém. A intenção é reduzir as expressões para que as rugas não apareçam, mas ao mesmo tempo, devemos preservar a mímica facial evitando exageros.
A pele pode viciar com o uso do Botox e fica pior quando para de utilizá-lo?
Não. Não há qualquer evidência para essa afirmação. Quando deixamos de usar o Botox, a pele simplesmente volta a apresentar sua mímica normal e as rugas voltam gradualmente a aparecer ou se intensificar, caso não tenham desaparecido ao longo do tratamento. Assim, o paciente pode abandonar a técnica em qualquer momento sem qualquer prejuízo.
Fazer uso da toxina quando muito jovem fará com que ela não funcione mais tarde?
Não, pouquíssimas pessoas desenvolvem resistência ao tratamento ao longo do seu uso e isso pode ocorrer em qualquer idade.
Sou muito jovem para iniciar Botox? Qual a idade mínima para fazer uso da toxina botulínica?
A indicação do Botox não se relaciona a idade do paciente e sim, a presença de linhas, rugas que podem melhorar com a técnica.
A aplicação pode deixar mudanças permanentes?
Não, os efeitos da toxina botulínica são transitórios. O organismo cria novas conexões entre as terminações nervosas e os músculos de forma que esses voltam a trabalhar tão bem quanto antes da aplicação.
Posso fazer aplicações seguidas por intervalos sem aplicar?
Apesar da técnica poder ser feita de forma intermitente os melhores resultados no médio e longo prazo são obtidos quando as aplicações são repetidas conforme o efeito passa. As aplicações sucessivas são acompanhadas de melhora gradual das rugas, já as aplicações intermitentes, há alternância de melhora e piora comprometendo o resultado final.
Há cremes com a mesma ação e eficácia do Botox?
Não, não há qualquer creme que substitua a aplicação da toxina botulínica. Apesar da aplicação de cremes anti-idade em associação com a toxina botulínica ser bem-vinda, não podemos esperar bons resultados apenas com os cremes.
Duração
Entre 20 e 40 minutos, dependendo do tratamento e área aplicada.
Peeling
O peeling é um procedimento que promove destruição da superfície da pele e consequentemente sua renovação. Habitualmente é realizado com a aplicação de ácidos de diferentes potências na área que se deseja tratar. São classificados em superficiais, médios e profundos dependendo da potência do ácido e, portanto, da profundidade atingida da pele. Como é de se esperar, ácidos mais fortes trazem resultados melhores, mas às custas de maior desconforto na aplicação, tempo de recuperação e risco de efeitos colaterais. A escolha do ácido depende do que se deseja tratar, bem como características da pele do paciente e disponibilidade de tempo para a recuperação.
Indicações e Benefícios:
Os peelings promovem a melhora na textura, luminosidade, poros, linhas e rugas, acne, estimulam a formação de colágeno, removem manchas e podem tratar cicatrizes e estrias.
Como é Realizado:
Depende do peeling escolhido, mas em geral, após preparo da pele, o ácido é aplicado em uma ou algumas camadas e o paciente é orientado quanto aos cuidados.
Resultados Esperados:
Melhora geral da qualidade da pele, em particular das alterações que o profissional definiu como prioritárias e para as quais escolheu o tipo de peeling.
Cuidados Pré/Pós:
A utilização de filtro solar com fator de proteção solar 30 e, dependendo do caso, preparo com clareadores e medicamentos orais podem favorecer o resultado, trazer conforto e prevenir efeitos colaterais. Após o tratamento, alguns cuidados são indispensáveis como a fotoproteção, devida higienização e não remoção das escamas. Outros, variam de acordo com o caso, como uso de reparadores e remoção muito cuidadosa de crostas.
Efeitos Colaterais:
Vermelhidão, inchaço, infecções, manchas e cicatrizes são efeitos adversos possíveis e podem ser prevenidos com o devido preparo, orientação e seguimento após o procedimento.
Mitos e verdades:
Qual o melhor peeling?
O melhor peeling é aquele que atende as queixas do paciente avaliado, logo não há um melhor para todos, mas há aquele ideal para cada situação.
O peeling de cristal/diamante é superior?
Não, não há qualquer indicação de superioridade. São técnicas diferentes, mas que levam aos mesmos resultados quando ajustados por potência, ou seja, intensidade da aplicação.
Posso fazer peeling no corpo?
Sim. Todavia, por questões intrínsecas à pele da face os melhores resultados e recuperação são vistos na face.
Devo aguardar o inverno para fazer peeling?
O ideal é não estar com a pele bronzeada e nem ter planos de tomar sol após o peeling, mas não é necessário que o mesmo seja feito no inverno.
Duração
Entre 15 minutos e 1 hora dependendo do tipo de peeling a ser aplicado.
Preenchimento
Como o próprio nome diz, a técnica envolve a aplicação com agulha ou cânula de preenchedores para volumizar uma área que perdeu ou que ficará melhor com o ganho de volume. Como exemplos, podemos repor o volume perdido na face de corredores que apresentam aspecto esqueletizado ou aumentar o volume de um lábio constitucionalmente muito fino. Várias substâncias já foram usadas para injeção, como gordura retirada de outra parte do corpo do paciente, colágeno, metacrilato, mas hoje, o ácido hialurônico é o tratamento de escolha, dada a sua segurança, duração e versatilidade que confere melhores resultados.
Indicações e Benefícios:
O preenchimento é indicado principalmente para correção de linhas e rugas, como o bigode chinês e linhas de marionete; correção da perda de volume das regiões temporais e maçãs do rostos; regularização de depressões na testa; das bolsas, olheiras e linhas infrapalpebrais, aumento e melhora do contorno dos lábios e redefinição do contorno facial. É importante que, tanto o profissional quanto o paciente, estejam de acordo com os objetivos. Entretanto, via de regra, busca-se a melhora da queixa trazendo um resultado natural. Estereótipos não costumam ser bem-vindos.
Como é Realizado:
O procedimento para aplicação de preenchimento é simples, mas a escolha do produto, do plano de profundidade, da aplicação, da quantidade a ser usada e do instrumento apropriado para a aplicação fazem toda a diferença para o resultado e segurança do paciente. Para a aplicação, pode ser feita anestesia tópica ou injetável se a técnica assim requerer. A recuperação e percepção do resultado é imediata.
Resultados Esperados:
Melhora do problema tratado. Os resultados aparecem imediatamente após aplicação, entretanto, o resultado final aparece depois de alguns dias. Os resultados costumam durar de 12 a 18 meses, eventualmente mais, dependendo de características do paciente, da área aplicada e material escolhido.
Cuidados Pré/Pós:
Não há problema com relação à exposição solar, mas se houver a formação de hematoma a fotoproteção é indicada. O paciente deve evitar atividade física nas 24 horas seguintes ao procedimento. E apesar de estar indicado retorno em poucos dias, o paciente deve retornar antes, caso tenha qualquer dúvida ou a evolução ocorra diferente da discutida com o médico.
Efeitos Colaterais:
Pode ocorrer hematoma, reação ao produto, formação de nódulos, infecção e oclusão vascular que pode evoluir com necrose, cegueira e até óbito. É um procedimento que requer muito conhecimento técnico e prática a fim de minimizar os riscos e potencializar os resultados.
Mitos e verdades:
As aplicações de preenchedores ao longo dos anos leva a perda de eficácia?
Não, não há qualquer indício e, portanto, restrição nesse sentido.
O resultado final do preenchimento é visto logo após a aplicação?
Não, nesse momento há inchaço, vermelhidão e, às vezes, hematoma pela manipulação do local. O resultado final é melhor visto cerca de 10 dias após o procedimento.
Preenchimento trata a flacidez?
O preenchimento restaura o volume perdido e, dessa forma, “estica” a pele melhorando o aspecto e a percepção de flacidez. Ele também auxilia na formação do colágeno.
Duração
Entre 30 e 60 minutos, dependendo das áreas tratadas.
Harmonização Facial
Não se trata de um procedimento, mas de um conjunto de procedimentos que combinados visam trazer harmonia facial. Há estudos que determinam as características da beleza nas diversas etnias e ajudam a definir o belo. Nesse caso, a avaliação profissional visa encontrar o que está em desacordo e verificar como é possível melhorar as características do paciente. O segredo é embelezar de forma natural, ou seja, sem deixar estigmas de um paciente tratado e individual, respeitando as características únicas de cada paciente para que os mesmos preservem a sua identidade.
Indicações e Benefícios:
A harmonização facial é indicada para homens e mulheres que desejam melhorar a harmonia do rosto, por deficiências inatas ou adquiridas pelo processo de envelhecimento ou doenças.
Como é Realizado:
A escolha do conjunto de tratamentos depende da necessidade de cada caso e, geralmente, envolve o uso de toxina botulínica, preenchedores, bioestimuladores e fios de sustentação.
Resultados Esperados:
Os resultados da harmonização facial podem ser observados imediatamente após o término do procedimento, embora seja necessário aguardar de 15 a 30 dias para fazer uma avaliação completa do efeito alcançado. É importante ressaltar que a durabilidade dos tratamentos é transitória e as manutenções são adequadas para a preservação do resultado.
Cuidados Pré/Pós:
Mais uma vez, os cuidados dependem de cada caso e são orientados pelo profissional mediante técnicas escolhidas e evolução dos procedimentos.
Efeitos colaterais:
Vários efeitos colaterais são comuns entre as técnicas como hematomas, possibilidade de infecção e reações alérgicas. Todavia, à exceção dos hematomas, são reações raras e em boa parte preveníveis com uma boa seleção de materiais, técnicas de aplicação, orientação adequada e acompanhamento.
Mitos e verdades:
Pode ser realizada em qualquer tipo de pele?
Sim, mas as técnicas escolhidas devem respeitar as características de cada pele para trazer os melhores resultados e evitar complicações.
Há idade limite para a harmonização facial?
Não, o benefício será obtido se a indicação for precisa e a técnica bem aplicada.
Fiz cirurgia plástica, posso fazer harmonização facial?
Sim, com frequência esses métodos são usados em conjunto para aprimorar o resultado final.
Os resultados são artificiais?
Não, os resultados são definidos antes da aplicação e, de um modo geral, sugerimos a busca por resultados naturais. Quando bem empregados, os métodos restauram as mudanças trazidas pelo tempo, mas sem trazer estigmas de um rosto tratado.
O tratamento é o mesmo para todos?
Não, a técnica visa corrigir, restaurar e embelezar mantendo as caraterísticas individuais. Logo, não é uma fórmula igual aplicada a todos e sim, um conjunto de técnicas escolhidas para cada caso.
Os resultados são imediatos?
A maior parte dos métodos usados na harmonização facial apresentam resposta rápida/imediata, mas outros levam meses para aparecer na plenitude.
Os resultados são permanentes?
Não, as técnicas empregadas costumam trazer resultados de duração variável sendo importante, para manter ou ampliar os benefícios, sessões adicionais.
Duração
Entre 30 e 90 minutos
Microagulhamento
O microagulhamento é um tratamento baseado na utilização de finas agulhas acopladas a um rolo, que desliza sobre a pele provocando um dano controlado que estimula a reparação e, portanto, renovação da pele. O tamanho das agulhas varia consideravelmente, tanto o tamanho quanto o número de passadas definem um resultado mais ou menos profundo e intenso. O microagulhamento pode ser usado para melhora de manchas, principalmente melasma, textura da pele, brilho, poros, rugas, flacidez, cicatrizes, estrias e outros. A escolha das agulhas e do número de passadas depende do objetivo do tratamento. Agulhas menores e menos passadas tornam o tratamento pouco incômodo e de recuperação rápida, mas são insuficientes para determinadas indicações. Nesses casos, agulhas maiores e mais passadas são necessárias, mas necessitam de analgesia adequada e maior tempo para recuperação.
Indicações e Benefícios:
O procedimento é indicado para homens e mulheres que desejam melhorar algum ou alguns dos aspectos descritos acima. Em geral, é particularmente mais seguro que outras técnicas para peles de tons mais escuros, pois está menos associado à formação de manchas após o tratamento.
Como é Realizado:
A aplicação ocorre por etapas, a região a ser tratada é dividida em pequenas áreas e os movimentos de vai e vem são efetuados. Dependendo da intensidade do tratamento, é esperado grau variado de sangramento, vermelhidão e inchaço.
Resultados Esperados:
Além da melhora de objetivos específicos, para cada caso, observamos uma melhora geral da qualidade da pele dados os efeitos múltiplos da técnica.
Cuidados Pré/Pós:
A técnica é realizada após a limpeza da pele e analgesia, com anestésicos tópicos, injetáveis e/ou analgésicos orais. No momento da realização, o profissional deve se certificar que não surgiu nada que contraindique a realização do método desde a última consulta. Após o procedimento, podem ser usadas compressas frias e o paciente é orientado quanto a higienização cuidadosa, evitar o sol e uso de produtos tópicos de acordo com cada caso.
Efeitos Colaterais:
Existe a possibilidade da pele apresentar formação de algumas crostículas e ardência, tais fatores irão depender principalmente da sensibilidade da pele do cliente e do tamanho da agulha utilizada.
Mitos e verdades:
Posso fazer o tratamento em casa?
Não, para que a resposta seja adequada e a técnica segura e tolerável é necessário provocar uma agressão de intensidade proporcional aos objetivos. Isso requer cuidados, anestesia apropriada, equipamento selecionado e seguimento do paciente.
O mesmo rolo pode ser usado mais de uma vez?
Não, a técnica deve ser feita com material estéril para evitar complicações e há perda do fio das agulhas após o primeiro uso.
O mesmo aparelho pode ser usado por pessoas diferentes?
Não, o aparelho é estéril e de uso individual para evitar a transmissão de doenças como hepatites, HIV, herpes e infecções bacterianas.
Resolverei meus problemas com uma aplicação?
É possível, mas o número de sessões depende de cada caso.
Após o microagulhamento posso voltar a minha rotina?
Logo após o procedimento, mesmo que feito com agulhas menores e menos passadas, é comum que a área fique vermelha e inchada por pelo menos alguns minutos/horas. Isso não impede que o paciente exerça suas atividades, mas deve ser discutido caso a caso com o médico antes do procedimento para que o paciente se programe.
Duração
Entre 20 e 40 minutos
Fios de Sustentação
Os fios de sustentação são procedimentos usados para o rejuvenescimento facial. São passados fios sob a pele para tracionar os tecidos flácidos e obter o desejado efeito lifting. Os fios podem ter pequenas farpas ou cones que se ancoram nos tecidos favorecendo a tração. Além disso, os fios estimulam a formação da produção de colágeno, que auxilia na firmeza da pele e prolongamento dos resultados.
Indicações e Benefícios:
Esse tratamento é indicado para pessoas que apresentam flacidez leve a moderada na pele e não possuam excesso de gordura na região a ser tratada.
Como é Realizado:
O procedimento é feito em uma sala apropriada, sendo necessário muito cuidado para evitar infecção. É feito anestesia local e pequenos furinhos para a passagem das cânulas e fios. O número de fios e direção em que eles são passados depende das áreas e tamanho da correção necessária. A recuperação é rápida e não há necessidade de afastamento das atividades cotidianas.
Resultados Esperados:
Melhora da flacidez e contorno facial, suavização/correção das linhas que estão no sentido transversal, a tração e a aparência da pele.
Cuidados Pré/Pós:
A orientação, atenção às contraindicações e o devido preparo para a colocação dos fios são importantes para o bom resultado e prevenção das complicações. Compressas frias nas primeiras 24-48 horas podem ajudar quando surge vermelhidão e inchaço. O uso de filtro solar e demais medidas de fotoproteção são importantes durante a recuperação quando se formam hematomas. Também é recomendado evitar atividade física intensa e massagear e pressionar a região tratada nos primeiros dias.
Efeitos colaterais:
A pele pode ficar mais avermelhada, inchada e com hematomas nos dias seguintes. São efeitos colaterais eventuais e transitórios.
Mitos e verdades:
Os fios de sustentação são melhores que a cirurgia plástica?
Não, os fios são uma alternativa para casos não avançados e nos quais o paciente não deseje se submeter a cirurgia.
Os resultados são transitórios?
Sim, o efeito é duradouro, mas não permanente, sendo necessário repetir a técnica para manter os benefícios encontrados.
Há perda de eficácia com as aplicações ao longo do tempo?
Não, a técnica não perde eficácia. Todavia, apesar do envelhecimento poder ser retardado, ele continua avançando ao longo dos anos e a técnica precisa ser ajustada a nova realidade do paciente.
Há um limite de idade para o uso dos fios de sustentação?
Não há um limite de idade, mas casos avançados estão associados a resultados insatisfatórios.
O procedimento é doloroso?
Sim, é comum que os pacientes sintam algum desconforto e até mesmo dor na passagem de alguns dos fios. Eventualmente a dor pode durar até alguns dias. Para minimizar usamos anestésicos injetáveis e analgésicos orais.
Posso voltar imediatamente às minhas atividades?
Recomendamos evitar atividade física após a aplicação e é comum algum desconforto, vermelhidão, discreto inchaço e, eventualmente, a formação de hematomas. Logo, a resposta depende da técnica que será usada no paciente e do que ele pretende fazer na sequência, mas o ideal é fazer a aplicação quando tiver algumas horas de tranquilidade em seguida.
Duração
Entre 30 e 60 minutos
Bioestimuladores
Os bioestimuladores são substâncias usadas para estimular as células da pele a produzir mais colágeno e, consequentemente, melhorar a flacidez. Essas substâncias são injetadas logo abaixo da pele e produzem esse efeito por vários meses, podendo ser observado uma melhora gradual da queixa. Existem algumas moléculas, como o ácido Poli-L-Láctico (Sculptra e Elleva), a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse e Rennova diamond) e policaprolactona (Ellanse).
Indicações e Benefícios:
O tratamento é indicado para flacidez, principalmente quando é de grau leve a moderada na face. Também pode ser usado para tratamento da flacidez nos braços, barrigas, nádegas e coxas. Além disso, pode ser usado para amenizar celulite e rejuvenescimento das mãos. Nas mãos, observamos tanto melhora da qualidade da pele quanto recuperação do volume perdido em decorrência da idade, entre os ossos das mãos.
Como é Realizado:
Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, no qual o médico insere o produto logo abaixo da pele, nas regiões alvos, com a ajuda de uma cânula.
Resultados Esperados:
Melhora gradual da flacidez ao longo dos meses subsequentes a aplicação, associada a um pequeno ganho de volume.
Cuidados Pré/Pós:
Evitar o uso de medicamentos que favoreçam a formação de hematomas no período que antecede a aplicação. Após a aplicação, não há restrições ao retorno das atividades habituais, mas deve-se evitar atividade física intensa nas primeiras 24 horas. Massagear a área por cinco minutos, algumas vezes por dia, após os primeiros dias da aplicação.
Efeitos colaterais:
Pode ocorrer inchaço, vermelhidão, hematoma ou uma leve dor no local da aplicação, que costumam desaparecer espontaneamente em horas ou em alguns dias.
Mitos e verdades:
O efeito dos bioestimuladores é curto?
Não, o efeito de fato é transitório mas a durabilidade é boa. Para manter os benefícios, o paciente deve repetir a aplicação a cada um ano ou um ano e meio, dependendo de cada caso.
É um método perigoso?
Não, a técnica bem feita com bons produtos trás ótimo resultado com baixíssimo índice de complicações, que em geral são tratáveis e transitórias.
Podem ser combinados a outras técnicas?
Sim, bioestimuladores podem ser combinados a outras técnicas como laser, luz intensa pulsada, preenchimento, botox, microagulhamento e peelings.
Devo realizar quando a flacidez começar a incomodar?
Sim, a técnica é boa para flacidez branda a moderada. Casos avançados requerem associação de métodos e frequentemente cirurgia plástica.
Há um limite no número de aplicações ao longo da vida?
Não, não há limite no número de aplicações nem perda de efeito com o uso ao longo do tempo.
Duração
Entre 45 e 60 minutos