A MMP® é uma sigla para Microinfusão de Medicamentos na Pele. É um procedimento recentemente desenvolvido na Dermatologia para tratamento de doenças como melasma, sardas brancas dos antebraços e pernas, calvícies masculina e feminina e outros tipos de quedas capilares. O procedimento é simples e eficaz, sendo realizado dentro do consultório, sem prejuízo das atividades cotidianas do paciente. Através de um aparelho com microagulhas são injetados ativos estéreis dentro da pele, favorecendo a atuação local direta dos ativos nos locais desejados (figura).
A introdução dos agentes terapêuticos no interior da pele é chamada de Drug Delivery. O propósito do drug delivery é potencializar a ação dos ativos uma vez que são colocados diretamente no local de atuação, sem ter que passar pela superfície da pele. A MMP® é uma forma de drug delivery. Para cada tipo de problema é usada uma medicação específica. Além disso, podemos combinar ativos na mesma aplicação para melhorar o efeito. As aplicações são feitas sob anestesia local tópica e o intervalo entre as sessões é de 21 a 30 dias.
Figura – MMP® no couro cabeludo.
Quais são as principais doenças tratadas com a MMP®?
Calvície masculina e feminina
Com a técnica da MMP® aplicamos ativos como vitaminas, finasterida, minoxidil, fatores de crescimento , entre outros, no couro cabeludo. Os ativos então atuam na raiz dos folículos pilosos estimulando a repilação. Sempre salientamos na consulta que as sessões de MMP® são complementares ao tratamento clínico , que não deve ser abandonado para obter os melhores resultados.
Melasma
O melasma é uma doença crônica de difícil tratamento. As microperfurações realizadas geram um leve orvalho sangrante na superfície da pele através dos quais utilizamos ácido tranexâmico, vitamina C, ácido kójico, e outros clareadores. Um efeito também observado (além do claremento) após as sessões é a melhora da qualidade da pele que se torna mais viçosa e firme.
Estrias brancas
A aplicação de glicosaminoglicanas, silício e ácido hialurônico estimula a redução da largura das estrias e da profundidade das mesmas. Sabemos que as estrias são cicatrizes e surgem em períodos de gestação, puberdade e períodos de ganho de peso. Em geral são necessárias 4-8 sessões de MMP® para se observar melhora. As aplicações são feitas cuidadosamente dentro de cada estria. Após o procedimento as estrias ficam com coloração roxa e com leve sangramento.
Pós – Procedimento
O pós-procedimento da MMP® é tranquilo devendo-se evitar ao máximo exposição solar e seguir as orientações do Dermatologista.
Autor: Dr Daniel Guesser Ascenço