Rejuvenescimento Laser de CO2
O Laser de CO2 é uma tecnologia que permite profunda renovação da pele. Por meio do envio de feixes de energia há melhora da flacidez, elasticidade, linhas, uniformização da cor e recuperação da pele, tanto do brilho quanto da textura, deixando-a viçosa. Pelo efeito amplo e resultado rigorosamente natural, é visto como padrão ouro no tratamento do rejuvenescimento.
Indicações e Benefícios:
A tecnologia é uma das mais indicadas para o rejuvenescimento facial, mas pode ser usada para o tratamento corporal, melhora de cicatrizes diversas, como cicatrizes de acne e estrias.
Como é Realizado:
Após o preparo, o laser é disparado de forma a criar inúmeras pequenas casquinhas na superfície da pele. Cada casquinha corresponde a uma área de penetração vertical do laser, que atuará tanto nos tecidos superficiais quanto nos mais profundos da pele. O efeito de cada sessão surge ao longo de semanas e atinge o ápice alguns meses após a realização. Há melhora na primeira sessão, mas sessões adicionais trazem benefício crescente.
Cuidados Pré/Pós:
Depende de cada caso, algumas vezes é necessário fazer um preparo da pele com cremes clareadores e profilaxia para herpes e, em todos os casos, é muito importante planejar bem a analgesia para minimizar o desconforto do tratamento. A combinação de anestésico tópico, analgésicos orais, às vezes, de venda controlada e resfriador auxiliam muito no bem estar durante o procedimento. Após a aplicação do laser, o paciente precisa seguir algumas recomendações e acompanhar o profissional em intervalos curtos. É importante tomar cuidado com o sol e usar cremes reparadores. A recuperação leva em média, de três dias a uma semana, dependendo dos parâmetros utilizados.
Efeitos Colaterais:
É esperado vermelhidão, inchaço, casquinhas e sensação de calor que melhoram gradualmente. Essas alterações são amenizadas com os cuidados pós procedimento. Há possibilidade de infecção, surgimento de manchas e até cicatrizes pelo tratamento. Por isso, é importante o devido preparo, correta aplicação do método e acompanhamento próximo dos pacientes.
Mitos e verdades:
O Laser de CO2 não pode ser feito no verão.
Para realizar o laser de CO2, deve-se tomar muito cuidado com o sol por pelo menos um mês e a pele não deve estar bronzeada. Todavia, não é proibido fazer nessa estação.
Preciso parar de trabalhar para fazer laser de CO2.
O laser de CO2 não impede de trabalhar, mas se feito na face, o aspecto inestético inicial geralmente inviabiliza os trabalhos presenciais por 3 a 5 dias.
Os resultados são imediatos.
Parte do resultado aparece rapidamente, mas o resultado final leva meses para aparecer.
Laser de CO2 mancha a pele morena e negra.
Sim, peles de tons mais escuro têm maior risco de manchar com o CO2, sendo frequentemente necessário buscar outras alternativas de tratamento.
O laser de CO2 é um tratamento doloroso.
Sim, mas não precisa ser. O médico deve ajustar a analgesia, frequentemente com analgésico controlado, antes do tratamento, para que o mesmo seja bem tolerado. Caso isso não seja feito, a dor pode levar o profissional a ter que reduzir a intensidade do laser comprometendo o resultado.
O laser de CO2 substitui a cirurgia plástica.
Não, quando a flacidez é intensa o laser de CO2 não substitui a cirurgia plástica. Pelo contrário, frequentemente, é utilizado combinado a cirurgia pelos benefícios adicionais da técnica quanto às manchas, linhas, textura e brilho.
Remoção de Tatuagens
As tentativas de remoção das tatuagens na era pré-laser foram frustradas, o paciente decidia pela tatuagem ou uma cicatriz. O laser para tatuagens mudou radicalmente os resultados. Hoje a remoção, apesar de trabalhosa, é eficaz para a cor preta e apesar de menos previsível, também para a maioria das demais cores.
Indicações e Benefícios:
O procedimento é indicado para pessoas que desejam remover parcialmente ou totalmente suas tatuagens.
Como é realizado:
A remoção de tatuagem é feita com laser específico para o método. O laser explode o pigmento dentro da pele e parte desse pigmento sai pela pele e, outra parte, é removida pelas células de defesa do paciente.
Resultados Esperados:
Desaparecimento da tatuagem após número variado de lesões que dependem da cor da tatuagem e, se a mesma, é amadora ou profissional, pois influencia na quantidade de pigmento e tons.
Cuidados Pré/Pó:
Deve-se evitar fazer o procedimento com a pele bronzeada. Antes do procedimento, para conforto do paciente é aplicado um creme anestésico. Após a aplicação do laser, aplica-se um curativo e é prescrito cicatrizantes ao paciente, que também recebe orientações para evitar o sol e agendar o retorno para acompanhamento da evolução.
Efeitos Colaterais:
Vermelhidão, inchaço, bolhas e crostas são esperados em algum grau. Infecções, manchas e cicatrizes são possíveis mas excepcionais com a técnica bem aplicada.
Mitos e verdades:
A remoção não é eficaz.
O laser de tatuagens é eficaz, mas dependendo de características da tatuagem pode ser necessário mais sessões do que o habitual. Todavia, em alguns casos, principalmente nas tatuagens coloridas pode ficar algum resíduo da cor.
A remoção é dolorosa.
Sim, apesar do devido preparo há desconforto com a remoção e, em geral, a intensidade é superior ao de se fazer uma tatuagem.
Não posso tatuar novamente a região.
Pode, não há contraindicação para fazer uma nova tatuagem no mesmo local.
Duração
Varia de acordo com o tamanho da tatuagem e pode variar entre 15 minutos e uma hora. O intervalo entre as sessões é de 4 semanas, mas não há problema de prolongar o intervalo.
Luz Intensa Pulsada
A Luz intensa pulsada (LIP) é uma tecnologia muito semelhante ao do laser. Difere-se por características físicas da energia emitida que levam a menor especificidade e, assim, maior versatilidade nas indicações. Dessa forma, a LIP atua em vários alvos na mesma sessão possibilitando a melhora de diversas queixas ao mesmo tempo. Todavia, em várias indicações o laser é superior quanto ao resultado final. No fim, para o melhor resultado e menor risco é necessário avaliar caso a caso qual a melhor indicação.
Indicações e Benefícios:
O tratamento é capaz de promover efeitos benéficos, como rejuvenescimento da pele, por proporcionar melhora das manchas, vasos, textura, brilho e linhas finas. Esse efeito amplo, aliado a rápida recuperação, baixo desconforto na aplicação faz do método uma ótima indicação para o rejuvenescimento. Também é indicado para o tratamento de manchas/malformações vasculares, como manchas parecidas com vinho do porto e outras.
Como é Realizado:
A aplicação é feita com o uso de ponteiras resfriadas específicas que emitem a energia em toda a área a ser tratada. Essa energia é absorvida pelos tecidos promovendo as alterações esperadas.
Resultados Esperados:
Rápida melhora das queixas acima descritas. A intensidade da melhora varia consideravelmente entre os pacientes, mas (em geral) o resultado é nítido na primeira sessão. Dependendo do problema e da resposta, é realizado entre uma e três sessões.
Cuidados Pré/Pós:
Não deve ser realizado com a pele bronzeada e é importante não tomar sol após o procedimento. Pode ser indicado um tratamento prévio da pele e/ou continuidade do tratamento com cremes após a aplicação.
Efeitos colaterais:
Vermelhidão, inchaço, escurecimento das manchas, bolhas e infecção podem ocorrer. É necessário uma escolha cuidadosa dos parâmetros para que se obtenha os melhores resultados com o menor risco e número de sessões.
Mitos e verdades:
O tratamento com luz intensa pulsada é doloroso?
Há desconforto e para alguns pacientes dor, mas em geral é um tratamento bem tolerado.
A luz intensa pulsada muda a fisionomia do paciente?
Quando planejamos um tratamento para rejuvenescer, há muita preocupação em trazer um resultado natural e essa é uma grande virtude da LIP.
É necessário repetir o tratamento?
Na maior parte das vezes o que leva o paciente a indicação são queixas ligadas ao envelhecimento. Por esse motivo, cedo ou tarde, o paciente repete o tratamento. Alguns, inclusive, realizam uma ou mais sessões anuais para aprimorar/manter os resultados.
Há limite no número de sessões?
Não há. As sessões podem ser feitas enquanto esperamos bons resultados.
Há maior risco com as peles morenas e negras?
Sim, quanto mais pigmentada a pele maior a absorção da energia na sua superfície e, essa absorção, leva ao aquecimento da pele aumentando a possibilidade de efeitos colaterais. Ao mesmo tempo, se a energia é absorvida na superfície, menos penetrará e isso afeta o resultado de alguns dos efeitos da técnica.
Duração
Depende da área tratada, mas entre 20 e 45 minutos.
Estrias
As estrias surgem pelo estiramento da pele acima de sua tolerância com consequente ruptura das fibras colágenas. O estiramento pode ser por qualquer motivo, como crescimento, ganho de peso, gravidez, musculação e etc. Independente da causa, nas estrias recentes há um processo inflamatório que tenta reparar o dano. É nesse momento que temos uma chance maior de ajudar modulando esse processo para um melhor resultado final. Já nas estrias brancas, o processo se encerrou e a melhora é mais difícil, mas há alternativas. Os tratamentos podem ser feitos com várias técnicas, como aplicação de ácidos, microagulhamento e laser.
Resultados Esperados:
Melhora parcial e gradual das estrias conforme transcorre o tempo de tratamento e as sessões dependendo da escolha feita.
Cuidados Pré/Pós:
É necessário não estar com a pele bronzeada e nem ter a intenção de tomar sol ao longo do tratamento, sob pena de manchá-la.
Efeitos Colaterais:
Vermelhidão, ardência, descamação e manchas, quase sempre transitórias.
Mitos e verdades:
Não há bom tratamento para estrias.
Há, mas realmente nem sempre é fácil tratar as estrias e, a maior parte dos pacientes, precisa ser perseverante para colher bons frutos.
Tenho estrias na família, logo tenho maior risco de desenvolver estrias.
Sim, há caráter familiar.
Usando cremes hidratantes, é possível prevenir as estrias.
Sim, os cremes tem papel preventivo, porém parcial. A chance de desenvolver é menor, mas definitivamente longe de zero. Logo, outras medidas são importantes, por exemplo, além de usar hidratante, uma paciente grávida deve tomar cuidado para ficar dentro do ganho de peso estipulado pelo ginecologista.
Duração
Depende muito do método e área a ser aplicado o tratamento.